Design industrial para interiores

Madeira, ferro e concreto. Muito concreto exposto. São elementos básicos que compõem o estilo industrial de decoração de apartamentos. Estilo este que nasceu na década de 70 em Nova Iorque com o aproveitamento de galpões industriais para servirem de apartamentos – que hoje são magníficos e caríssimos exemplares do mercado imobiliário nova-iorquino.

estilo industrial 1

A regra é deixar o ambiente o mais cru possível, expondo fiações, canos de ferro, vigas de madeira ou concreto, e finalizar com detalhes que dão cor ao cinza e marrom das estruturas. Cores que casam bem com estas são o amarelo, vermelho e laranja. Cores quentes em geral, porém é fácil notar que com o cinza quase toda a paleta de cores faz sentido e agrada aos olhos – basta escolher as variações e tonalidades certas para dar uma direção à aura do seu apartamento.

estilo industrial 3

Outro ponto marcante deste estilo é não exagerar em detalhes em objetos. Eles precisam estar em total harmonia com o ambiente. Aqui, menos é mais. E, se menos, precisa ser certeiro.

No site da Pau e Pedra Design, por exemplo, encontramos peças mesclam concreto, madeira e vidro, e que exploram este conceito com peças de linhas retas ou delicadamente naturais – que quebram a sobriedade das paredes cinzas com cor e forma.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O mesmo movimento de revitalização ou reocupação de algumas áreas de Nova Iorque como zonas residenciais vem acontecendo aqui no Brasil em algumas capitais. O mais forte dos movimentos talvez seja sentido nos apartamentos em São Paulo, na região central onde está Sé, República, Baixo Augusta e Santa Cecília.

estilo industrial 6

Nesta região estão sendo erguidos muitos edifícios novos e também ocorrendo a modernização de outros prédios antigos. Muitos deles serão lofts duplex, por exemplo, um tipo de apartamento que combina e muito com a decoração de interiores no estilo industrial.

Veja abaixo mais imagens de apartamentos para inspirar você!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s