Vem estudar em São Paulo? Leia isto antes

Para milhares de brasileiros a época de iniciar o curso superior é o momento de desgarrar-se da família e morar sozinho em outra cidade, outro estado em alguns casos. É hora de buscar um apartamento para alugar próximo à universidade que pretende estudar ou que foi aprovado no vestibular de fato.

Para a família em todos os casos é uma situação de aperto no peito misto com a felicidade do avanço do seu filho ou filha, mas também um momento de botar na ponta do lápis o quanto vai precisar colaborar para que possa dar condições de moradia para quem parte para os estudos.

É importante ter em mente a oscilação do mercado imobiliário analisando o histórico da flutuação dos preços de aluguéis e o início das aulas na universidade. Os imóveis em São Paulo, por exemplo, no histórico dos últimos 6 anos, no que coincide com os dois semestres, as menores oscilações positivas ocorrem em agosto e em janeiro, segundo análise com dados de mercado por portal Oba.

Este “primeiro aluguel”, que é o valor de contrato inicial, vai reger todos os outros meses até o aniversário do contrato, quando ele então é corrigido, geralmente pela IGP-M acumulada nos 12 meses. Logo, se obtiver um valor menor de aluguel, terá uma base de cálculo menor para correção – além de ser o valor de pagamento dos 12 primeiros meses.

O ideal é que, quando estiver certa a matrícula na universidade, você já entre em contato com imobiliárias das regiões próximas para saber sobre valores e iniciar uma negociação.

Em termos gerais, os últimos anos foi de aumento no valor do aluguel e, neste ano, a tendência é de queda nos preços. Logo, a probabilidade de que agosto terá uma queda maior sobre julho que julho sobre junho é forte, indicando um ponto positivo por firmar contrato neste período ou tentar negociar o valor com mais embasamento sobre o comportamento do mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s