Prepare-se para comprar seu imóvel!

Planejamento e disciplina são dois fatores decisivos para comprar um imóvel e conviver pacificamente com os trâmites iniciais de financiamento e com as parcelas durante anos.

Antes de pensar em pagamentos e financiamentos é preciso olhar para suas necessidades e saber qual imóvel necessita e onde ele deve estar na cidade que escolher. E depois sim buscar algo nestas características que caibam no bolso. Entretanto, em alguns casos é necessário fazer o inverso: pensar em quanto posso pagar e o que posso comprar com isto. 

Para não ficar “preso” à segunda possibilidade, é preciso do que falamos lá no início do texto: planejamento e disciplina.

 

Checklist antes de comprar o imóvel

  1. Guarde, poupe e seja rigoroso com isto

    Todo os meses deposite algo em uma poupança ou outro investimento de renda fixa, que possui menor risco de perdas. Procure poupar, se possível, 30% dos seus rendimentos ou o quanto for possível. Assim você conseguirá prever que em 12 meses ou 36 meses terá 100 mil reais, 200 mil reais, 50 mil reais guardados para dar de entrada no financiamento (ou quem sabe até comprar à vista!)

  2. Entenda o que você precisa para em relação ao imóvel em si

    Isto quer dizer que você precisa ter uma perspectiva de futuro. Por exemplo, se está casado, pretende casar e se é desejo ter filhos, já comece a pensar em um apartamento de 2 quartos para cima. Não adianta tentar “poupar” e comprar um de 1 dormitório e depois ver-se na necessidade de trocar porque a família aumentou.
    A localização, embora seja um dos fatores mais determinantes para o valor do imóvel, deve ser observada, pois sua rotina atual e futura devem ser vislumbradas nas regiões que desejaria morar. Pense que infraestrutura necessita por perto (como escolas, farmácias, hospitais, parques, supermercados, etc.) e faça pesquisas para saber zonas que possam lhe atender com tudo isto ou que facilitem acesso a algo que não possa estar “logo ali”.

  3. Qualidade de vida começa em poder deslocar-se bem

    Quem mora em grandes cidades sabe disto muito bem. Se procurar um imóvel à venda em São Paulo, por exemplo, considere fortemente ou até priorize estar próximo aos corredores de ônibus ou metrô que tenham o mínimo de baldeações ou troca de ônibus possíveis nos seus percursos de rotina (trabalho, universidade, escola, etc.)

  4. “Preveja” o valor que poderá ter o imóvel

    Quando começar a investir em poupar para a entrada e tiver claro como deve ser e onde deve estar o imóvel, é hora de começar a pesquisar por estes critérios e avaliar os preços que encontra. Assim conseguirá ver se o que quer cabe no bolso ou o quando precisaria poupar a mais para possibilitar a compra do que deseja exatamente.

    roi-imoveis-imobiliaria

  5. Quando mais poupa, melhor fica

    Este “mais poupar” pode representar um montante mensal ou período. Em qualquer um dos casos vale o esforço na hora de dar entrada já que quanto mais puder abater do valor do imóvel com uma entrada, menor serão os juros e parcelas que restarão para você quitar o imóvel.
    Controle a ansiedade de comprar para conseguir “aguentar” mais um ano talvez, e garantir alguns milhares de reais a mais. Ou controle os gastos mensais para ter um investimento maior no mesmo período de tempo. O ideal é os dois, talvez, poupar mais e por mais tempo.
    Você quem sabe até conseguirá comprar à vista ou ter um poder de negociar mais com uma entrada maior. Tudo vale a pena quando a entrada não é pequena. Poupe e aproveite os frutos da disciplina.

 

Tem alguma dúvida sobre financiamento, processo de compra de um imóvel, ou coisas relacionadas? Mande um email para vagner@oba.com.br que vamos atrás da resposta para você e isto pode virar um post aqui no Blog Oba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s