Invista em retorno, não em exposição

Todo mercado evolui com empresas que inovam e rompem com o “sempre foi assim” do seu mercado. No mercado imobiliário aconteceu isto com a ajuda da internet.

Antes, na época do jornal, os anúncios de imóveis tinham uma limitação de tempo e quantidade – já que não poderiam colocar todos os imóveis no jornal e o jornal, por ser diário, faria o anúncio em si durar um dia somente.

Com a internet isso mudou e os primeiros portais traziam o mesmo modelo limitado de quantidade – e ainda perduram com isto, mas romperam com a limitação de tempo. Uma vez que o imóvel ficava ali exposto 24 horas por dia durante todo o mês ou o período que fosse o contrato entre imobiliária e portal.

Com a internet mais madura no Brasil e mundo, vieram portais que romperam com a barreira da quantidade, podendo agora a empresa anunciar todos os seus imóveis sem pagar mais por isto – o que distinguia planos eram os destaques somente (coisa que vem desde o jornal de certo modo).

O que tem de comum entre todos estes que representam mais de um século de anúncios é que todos estão baseados em exposição. Ou seja, você pagava para o jornal para expor uma quantidade limitada de imóveis por um tempo limitado. Depois pagava para um portal para expor poucos imóveis por tempo determinado em pelo contrato (mas não só por um dia, por exemplo). E por fim, pagava-se para expor todos os imóveis sem a barreira de tempo de um jornal.

Mas existe uma grande diferença entre expor e ter retorno. Você pode expor todos ou poucos imóveis, por 1 dia ou 1 ano, mas não existia garantias de quantos e de que qualidade seriam os contatos que gerariam – e se gerariam algo.

E esse o paradigma que se vê sendo quebrado no mercado atualmente. Portais como o Oba.com.br vêm inovando e dando a resposta que o mercado precisa, principalmente em momentos turbulentos de crise como o que o Brasil atravessa hoje.

Ao invés de pagar pela exposição dos imóveis no Oba, você paga pelo retorno. Ou seja, paga apenas pelos contatos e com a garantia de que receberá a quantidade de contatos que contratar.

Na ponta do lápis, enquanto um portal tradicional você não saberia dizer exatamente quanto custa cada contato – pois existe uma variação de quantidade e qualidade entre os meses, no Oba você saberá exatamente o quanto pagará por cada contato – pois este é nosso negócio: levar potenciais clientes até você. E não “mostrar seus imóveis na internet”.

 

Na crise invista melhor, não menos

Quando a coisa aperta a primeira coisa que pensamos é: preciso cortar gastos. Ok, alguns precisam ser revistos. Mas deixar de investir no que traz o cliente até você não é um bom corte ou reajuste. Concorda comigo?

O pensamento mais adequado seria em rever o investimento e direcionar ao que mais dá retorno. Pode fazer isto analisando os portais que investe, por exemplo, e ver quem gera mais contatos de qualidade, quanto paga por eles e o quanto teria de contatos se investisse somente nele. Porém, ainda assim ficaria à mercê das variações de quantidade e qualidade, pois para os portais tradicionais se paga pela exposição, não pelo contato.

Repense o modo que você investe para ser mais assertivo no uso do dinheiro da sua imobiliária. Invista em trazer novos clientes e esqueça o velho mercado de exposição.

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