Bairros bons para pedalar em São Paulo

Nem só por mobilidade urbana é que se discute o tema das ciclovias em São Paulo. Pedalar, seja por lazer ou deslocamento para o trabalho, faz um bem para sua saúde e eleva seu bem estar. Logo, morar em regiões favoráveis para andar de bicicleta é fator crucial para “incentivar” você tirar a bike da garagem e botar ela na rua.

São Paulo aumentou bastante o número de ciclovias no último ano. E por diversos bairros e algumas delas interligando bairros e zonas diferentes. Isso é um grande benefício para quem tem seu imóvel nestas regiões, pois interligam sua casa a universidades, parques, praças, seu trabalho e outros pontos de interesse.

Claro que ainda é preciso muito para democratizar o acesso por ciclovias às regiões centrais da cidade. Fatores como distância e topografia podem tornar inviável o uso de ciclovias, por exemplo, para quem mora na Itaquera e trabalha próximo ao Ibirapuera. Mas esta é outra história.

Pensando em extensão de ciclovias, pontos de interesse no seu caminho e topografia favorável (sem muitas ladeiras íngrimes), o Oba.com.br elegeu os 10 bairros para morar e usar sua bicicleta diariamente.

 

Cidade Jardim e Brooklin

Ambos os bairros são mais planos e possuem muito verde no caminho pra ter uma pedalada agradável. Por estar próximo da região da Marginal Pinheiros, os bairros acabam tendo ligação com a USP e bairros mais a sul, como Santo Amaro e Socorro, por exemplo.

 

Socorro

Mais ao sul da cidade, as ciclovias que cruzam a região levam seus moradores para os bairros mais ao norte, ligando também à USP, ao bairro Pinheiros, à região do Morumbi, parques e outros diversos pontos.

 

Butantã

A malha de ciclovias é mais intensa na região do Jaraguá e sua ligação de Zona Oeste à Zona Sul é uma das maiores da cidade. Por pouco não existe ligação com o Centro da cidade (são poucos trechos sem ciclovia, mas com cuidado se pode ir).

 

Santa Cecília e República

Toda esta região, incluindo a Sé e Higienópolis, é coberta de ciclovias. Alguns trechos exigirão mais fôlego para você – como na Av. Angélica, por exemplo. Mas nada que a prática não ajude.

 

Bela Vista e Jardim Paulista

Uma região com muitas ladeiras, porém não poderíamos deixar de mencionar a ciclovia da Avenida Paulista que está no limite dos dois bairros. Além da ciclovia, agora com a Paulista aberta para pessoas aos domingos e feriados expande ainda mais o espaço para bikes (e para skate, patins, patinetes, etc).

 

Vila Mariana

Unindo os bairros mais proximos ao Aeroporto de Congonhas, no Jabaquara, à Vila Clementino – onde tem a faculdade de Medicina, e seguindo à norte, faz ligação com a Liberdade, região da Sé e República; além de conectar à Avenida Paulista. O bairro tem grande atrativo para quem pedala e, sua sorte, existe grande oferta de imóveis para alugar e comprar ali e nas regiões próximas.

 

Itaquera

De Itaquera ao Tatuapé, uma grande ciclovia liga os dois bairros passando por Artur Alvim, Vila Matilde e outros bairros. Ela não tem ligação, infelizmente, com regiões centrais da cidade. Mas aqui cabe ponderar sobre a distância entre as regiões que, para um deslocamento diário para trabalhar, pode ser exaustivo – e demandar uma boa chuveirada quando chegar na empresa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s